quinta-feira, 24 de maio de 2012

Granjas do Sul de Minas recebem certificado do governo federal


Granjas são as primeiras do Estado livres de Mycoplasma e Salmonella

Divulgação/IMA
Granja comercial de aves de postura
Granja comercial de aves de postura
Duas granjas comerciais (de recria de aves de postura), localizadas em Pedralva, Sul de Minas, são as primeiras do Estado a serem certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como livres de Mycoplasma e Salmonella, doenças que podem causar alto índice de mortalidade nas aves e prejuízos econômicos aos produtores. A expectativa é que mais duas granjas da mesma região obtenham este certificado até dezembro deste ano. 
A certificação é uma ação prevista na Instrução Normativa nº 56 do Mapa, que trata dos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais. O objetivo é fornecer às granjas comerciais, aves saudáveis e potencialmente livres desses agentes infecciosos, principalmente porque, certificadas, comercializam seus produtos para outros estados.
Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) possui o cadastro dos estabelecimentos reprodutores avícolas de todo o território mineiro e o Ministério da Agricultura é o órgão responsável por conceder a certificação destes estabelecimentos.
Atualmente, 271 granjas comerciais de aves de postura são cadastradas no IMA, sendo que 8 milhões de aves estão concentradas na região Sul de Minas. Neste segmento, o Estado é o segundo maior produtor de ovos (de consumo) para exportação.
As doenças
A salmonelose causa morte súbita nas aves, chegando muitas vezes a prejudicar 70% do lote. Além disso, pode ser prejudicial ao homem, por ser uma zoonose. Já a micoplasmose é enfermidade que acomete principalmente o sistema respiratório das aves, ocasionando a queda na produtividade de ovos. Algumas aves podem sofrer problemas articulares e ficar susceptíveis a outras doenças infecciosas.
De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, os certificados são importantes para atestar a qualidade dos produtos e garantir a sanidade animal. “A certificação traz benefícios para o agronegócio mineiro e brasileiro, além de comprovar a procedência do produto, tanto para o consumidor final, quanto para os produtores que compram e vendem as aves”, comenta.
Ele acrescenta ainda, que o IMA continuará realizando as ações de fiscalização para que os demais estabelecimentos de recria para revenda de aves tenham seus animais livres de doenças e consequentemente, sejam aptos a receberem o certificado concedido pelo MAPA, garantindo a qualidade do produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário