quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Educação Sanitária será tema de evento nacional


DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO
É grande a expectativa para a realização do XVII Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação para a Saúde (ENESCO). O evento bianual terá sua próxima edição de 11 a 13 de junho de 2013 em São Luís, no Maranhão, com o objetivo de levantar discussões sobre a situação atual da educação sanitária no país e suas perspectivas. O tema abrange práticas de defesa agropecuária, meio ambiente e saúde pública.

O evento é promovido pelo Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação para a Saúde (CONESCO) e realizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA). São esperados participantes de todo o país, dentre engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, ambientalistas, biólogos, educadores, comunicólogos e demais interessados.

Segundo Fernando Lima, diretor-geral da AGED/MA, a intenção é colaborar para a disseminação das práticas de educação sanitária e valorizar as iniciativas da área para que haja mudança no comportamento das pessoas. “É a primeira vez que o ENESCO será realizado na região nordeste. Isto é muito significativo diante da importância de mostrarmos a relevância de ações preventivas e não só corretivas, que são as mais usadas ultimamente, infelizmente. No Maranhão temos um trabalho forte de Educação Sanitária, atuante há muitos anos e crescente, que precisamos compartilhar”, esclarece Lima.

Cada vez mais, consumidores internos e externos pressionam por produtos de maior qualidade e obtidos segundo práticas sustentáveis, o que exige a melhor estruturação do sistema de defesa agropecuária. A Educação Sanitária surge como uma ferramenta fundamental para este processo. Diante da relevância do tema, a AGED já está se preparando. “Estamos com grandes expectativas para a realização e já prevemos recursos financeiros no orçamento 2013 da AGED”, afirma Lima.

Lima ainda destaca a importância do evento para a economia do Maranhão: “a realização de um evento deste porte dá visibilidade para estado e movimenta a economia, especialmente pela data que escolhemos, no mês de junho, principal temporada turística em nosso estado”.

Para o presidente do CONESCO, Clóvis Tadeu Improta, um dos pontos altos do próximo ENESCO será a apresentação de trabalhos educativos, na forma de exposição de pôsteres. “Nosso trabalho é, acima de tudo, saúde pública agropecuária, que envolve estudos epidemiológicos, trabalhos de inclusão social com o desenvolvimento de trabalhos educativos sanitários e estudo e aplicação da legislação, sendo essa tarefa, um campo de formação do produtor, não apenas cobrando-o pelo cumprimento da lei, mas, prioritariamente, construindo com ele o entendimento. É preciso pensar que os principais interessados na sanidade dos rebanhos e das plantações são aqueles que os criam ou plantam, portanto temos que abrir frentes com projetos educativos”, ressalta Improta.

A última edição do evento foi realizada em Belo Horizonte, em 2011, pelo CONESCO em parceria com Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). A coordenadora da organização em Minas Gerais, Maria Elizabeth Rios de Resende, ressalta que todo o esforço é válido para colocar em pauta a discussão sobre educação sanitária. “Foi nossa segunda experiência em Minas, pois havíamos realizado XIII ENESCO no final do ano 2000. Não é fácil organizar um evento deste porte e este tem sido o grande desafio do CONESCO, mas apesar de todas as dificuldades já vamos para a XVII edição. Em 2011, além das palestras, discussões e intercâmbio entre os profissionais da área, foi elaborada a Carta de Belo Horizonte, contendo moções com o intuito de sensibilizar as autoridades competentes e a sociedade em geral quanto à relevância da educação sanitária para o país”, destaca.

Para mais informações acesse: www.defesaagropecuaria.com.

Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário