quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mapa qualifica profissionais para o combate à aftosa


O cronograma prevê ações até março de 2013, quando serão analisados os resultados

Uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) capacita médicos veterinários para fazer o inquérito soroepidemiológico que avaliará a existência de circulação do vírus da febre aftosa no Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB). O primeiro treinamento já ocorre nesta semana em João Pessoa/PB e Nata/RN. Novas atividades estão previstas para os meses de outubro e novembro.
Na programação, os profissionais recebem informações sobre o estudo e orientações para a realização das visitas prévias nas propriedades selecionadas nos dois Estados. Os profissionais também são instruídos para a realização das entrevistas com os produtores e a transmissão das devidas orientações. Outra questão ressaltada é a importância do correto preenchimento dos formulários elaborados para registros das informações.
O treinamento visa a capacitar os profissionais para a execução do trabalho no padrão estabelecido, o que refletirá nos resultados. Essa ação é parte do cronograma em execução na região, com vistas ao reconhecimento da área como zona livre da aftosa com vacinação, juntamente com os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, e parte Centro-Norte do Pará.
O cronograma prevê ações até março do próximo ano, quando serão analisados os resultados, junto com outros dados técnicos e estruturais dos serviços veterinários estaduais, para um possível reconhecimento do bloco como livre de aftosa com vacinação.
Na terça-feira, 25 de setembro, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, assinou Instrução Normativa que incluiu os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba no inquérito soroepidemiológico em andamento na região.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(61) 3218-3088
Mônica Bidese

Nenhum comentário:

Postar um comentário