quarta-feira, 19 de maio de 2010

Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE)

Disponível em 
http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=1125&Itemid=371









 Apresentação
                  
A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) tem grande satisfação em apresentar os Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE) na versão traduzida para a língua portuguesa.

O MOPECE é um instrumento de capacitação em epidemiologia básica, voltado para profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam nos serviços de saúde locais, que tem por finalidade promover o conhecimento e a aplicação prática dos conteúdos epidemiológicos no enfrentamento dos problemas de saúde local, assim como no apoio ao planejamento e gestão em saúde.

A primeira edição do MOPECE, lançada na década 80, foi escrita em espanhol e teve ampla divulgação na região das Américas. Em 2001, mediante a incorporação de novos conceitos e avanços no campo da epidemiologia, foi proposta uma segunda edição.
Para essa publicação, além da tradução da segunda edição para a língua portuguesa, foram incluídas informações de relevância para a saúde pública, tais como: Orientações sobre o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005), descrição de uma investigação de surto de toxoplasmose realizada por profissionais brasileiros, como parte do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), entre outras.

Este trabalho é resultado da cooperação técnica entre a OPAS/OMS e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de favorecer o aperfeiçoamento dos profissionais que compõe a força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aqueles que atuam no programa de saúde da família e em centros de formação em saúde. Em adição, essa publicação contribui com a estratégia de cooperação internacional (sul-sul); particularmente com os países de língua portuguesa.

Está disponível abaixo acesso ao conteúdo completo dos módulos (PDF).


Módulo 1 - Apresentação e marco conceitual: Descreve o contexto, estrutura e objetivos do MOPECE, e apresenta o marco conceitual da epidemiologia e dos determinantes de saúde. Também propõe uma avaliação inicial com o objetivo de mensurar o conhecimento prévio do(s) participante(s).

 Módulo 2 - Saúde na população: Descreve o foco epidemiológico na saúde, a história natural da doença, causalidade, cadeia epidemiológica, e características básicas da ocorrência, transmissão e persistência de doenças na população.

 Módulo 3 - Medição das condições de saúde e doença na população: Apresenta os principais tipos de medidas utilizadas em saúde pública e suas aplicações, além de descrever sua forma de cálculo e interpretação.

 Módulo 4 - Vigilância em saúde pública: Descreve a importância da vigilância em saúde pública, principiais tipos, usos e também a aplicação dos princípios básicos de vigilância no enfrentamento dos problemas de saúde locais. Identifica também os principias componentes de um sistema de vigilância e alguns critérios utilizados para a avaliação deste.  

 Módulo 5 - Investigação epidemiológica de campo- aplicação ao estudo de surtos: Descreve os princípios, métodos e procedimentos básicos de uma investigação epidemiológica de campo, propõe um exercício prático de investigação de campo e apresenta a descrição de algumas experiências, inclusive de uma investigação de surto realizada no Brasil.

 Módulo 6 - Controle de doenças na população: Apresenta os vários tipos de resposta de saúde pública nos distintos níveis do processo saúde e doença, e também o alcance e aplicação das medidas de prevenção e controle de doenças na população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário