sexta-feira, 9 de julho de 2010

Exposição em SP retrata história das epidemias


Videogame gigante que pode ser jogado por 40 pessoas é atração. Desenvolvida na França, mostra fica na capital até 26 de setembro.


Gripe aviária, ebola, gripe espanhola, AIDS e outras doenças são as personagens da exposição Epidemik, na Zona Oeste de São Paulo. Ela conta a história do surgimento das enfermidades, como elas afetaram a população mundial e o mais importante: o combate a elas.
Pessoas de diferentes partes do mundo e que têm doenças graves dão depoimentos sobre a vida delas e o tratamento.
A mostra Epidemik foi desenvolvida na França e pretende estimular os cidadãos e as autoridades públicas a assumir uma postura de prevenção das calamidades.
Para transformar um assunto que pode ser científico demais em algo mais divertido e prazeroso, a exposição tem um videogame gigante, que pode ser jogado por até 40 pessoas ao mesmo tempo. Brincando, o visitante aprende lições importantes sobre como prevenir as epidemias.
Cada um ganha um vida representada por um círculo. No combate às pandemias, os jogadores têm que buscar remédios, máscaras e auxílio médico: tudo real em um mundo virtual. O game é acessível a cadeirantes. E um dos cenários (o combate à epidemia de dengue no Rio em 2008) foi desenvolvido especialmente para o Brasil.

A mostra vai até o dia 26 de setembro. O horário de visitação é das 8h às 18h, de terça a sexta-feira, e das 9h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. A bilheteria fecha às 17h30. A entrada custa R$ 4. Escolas podem agendar visitas. Estudantes e deficientes pagam meia entrada. Professores, monitores, agentes ou guias de turismo, menores de 6 anos e maiores de 60 anos não pagam entrada.

A entrada será gratuita para todos no primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês.
O projeto conta com a realização da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo, do Instituto Butantan, além do apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Estadual de Cultura.
Serviço
Epidemik
Rua Guaicurus, 1.394, Lapa
Entrada: R$ 4
Horário: 8h às 18h (de terça a sexta) e das 9h às 18h (fim de semana e feriado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário