sábado, 24 de julho de 2010

UE propõe remoção de regulamentações referentes à EEB


22/07/2010]

A União Europeia (UE) está propondo a remoção das regulamentações referentes à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da "vaca louca", que permanecem efetivas. Por exemplo, o requerimento que um rebanho inteiro seja abatido se um animal tiver a doença. Agora, considera-se que a destruição do animal infectado e o teste do restante do rebanho possam ser suficientes para proteger-se contra a doença.



A UE também está considerando permitir que suínos, frangos e peixes sejam alimentados com farinhas derivadas de bovinos, apesar de ainda não considerar a remoção das restrições ao uso de alimentos derivados de bovinos para os próprios bovinos.

"A União Europeia fez grandes progressos na batalha contra a EEB e estamos finalmente à beira de erradicar a doença na União", disse o comissário de Política e Saúde do Consumidor da Europa, John Dalli.

Os medos de que a "vaca louca" estivesse relacionada com uma doença cerebral entre humanos que consumiram carne bovina contaminada disseminou pânico nos anos noventa e uma barreira de uma década à carne bovina da Inglaterra, epicentro da epidemia.

A UE impôs uma barreira total às exportações de bovinos britânicos vivos em março de 1996 no auge da crise da EEB, depois de Londres ter reportado uma ligação com a doença bovina com a nova forma da doença de Creutzfeldt- Jakob em humanos, relacionada com o consumo de carne bovina contaminada com EEB. A UE removeu o embargo à carne britânica em 2006.

A reportagem é do Mercopress.


Nenhum comentário:

Postar um comentário