domingo, 8 de agosto de 2010

NOTA TÉCNICA MINISTÉRIO DA SAÚDE: Caso suspeito de dengue pelo sorotipo viral DENV 4

MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, 1º andar, Ala Sul
70.058-900 Brasília-DF Tel. 3315 2755/2812

NOTA TÉCNICA N.º 110 / 2010 CGPNCD/DEVEP/SVS/MS

No dia 30 de julho de 2010, a Secretaria de Saúde de Roraima (SES/RR) notificou a Secretaria de Vigilância em Saúde / SVS um caso suspeito de dengue pelo sorotipo viral DENV 4. O caso é autóctone de Boa Vista, capital do estado, e foi detectado em uma Unidade Sentinela de monitoramento viral. O diagnóstico inicial foi realizado pelas técnicas de RT-PCR e Isolamento viral, processados no Laboratório Central de Roraima. Imediatamente após o conhecimento deste resultado, as Secretarias de Saúde de Roraima/SESAU-RR e de Boa Vista (SEM/BV) executaram as medidas recomendadas de vigilância epidemiológica e combate ao vetor no propósito de evitar uma possível dispersão do vírus. Dentre o elenco de medidas realizadas destacam-se as seguintes: 
- Busca ativa de casos com suspeita de dengue, casa a casa, em uma área de nove quarteirões em torno do caso índice;
- coleta de amostras de pacientes com síndrome febril nas áreas próximas ao caso índice para identificação de outros casos suspeitos;
- aplicação de inseticida espacial utilizando equipamentos costais e acoplados em veículos com o intuito de diminuir a densidade de formas adultas de Aedes aegypti;
- intensificação das atividades de remoção mecânica de criadouros e uso de larvicidas químicos para suprimir formas larvárias do Aedes aegypti.
Pelo fato do único registro do sorotipo DENV 4 no Brasil ter ocorrido há 28 anos, a detecção de um caso suspeito exige a necessária confirmação laboratorial, por diferentes técnicas: biologia molecular, obtenção dos isolados virais nas culturas de células C6/36 (técnica padrão ouro), seguido do sequenciamento do genoma viral para determinação da relacionamento filogenético e origem da linhagem do vírus DENV 4, circulante em Boa Vista. Esses exames estão sendo realizados pelo Laboratório de Referência Nacional e Internacional em Arbovírus, Instituto Evandro Chagas (IEC), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Neste sentido, a amostra do caso suspeito de DENV 4 foi encaminhada para o IEC para realização de contraprova da técnica diagnóstica já utilizada no LACEN/RR e exames complementares acima citados. Como medida de vigilância, também foram enviadas amostras de outros 19 pacientes febris.
A Secretaria de Vigilância em Saúde tomou uma série de medidas visando apoiar a SES/RR e SMS/BV com a adoção das seguintes providências:
- deslocamento imediato para Boa Vista de equipe de campo especializada em controle de vetores e vigilância epidemiológica;
- reforço na equipe de investigação epidemiológica com deslocamento de técnicos do EPISUS.
- suporte adicional de medicamentos e insumos para intensificação das atividades de combate vetorial e atendimento médico a possíveis novos casos de dengue.
Tendo tomado conhecimento, em 05 de agosto, do resultado - parcial - do IEC, que aponta a possibilidade de haver outros três casos de DENV4 dentre as 19 amostras coletadas, a SVS deslocou no mesmo dia, para Boa Vista, o Coordenador Nacional do Programa de Dengue, que, junto às autoridades locais, reforçará todas as medidas que vêm sendo tomadas até o momento em que o IEC emita o relatório definitivo sobre ao assunto. Já está sendo realizada busca ativa nos bairros desses outros três casos. É importante destacar que todos os casos, incluindo possíveis casos futuros, devem aguardar resultado - definitivo - em todas as técnicas laboratoriais necessárias, acima descritas.
Em que pese o evidente declínio do número de casos de dengue em Roraima, nas últimas semanas epidemiológicas, essa Nota técnica, tem finalidade de alertar às Vigilâncias das Secretaria Estaduais de Saúde de todo o Brasil, para a intensificação das ações de controle de dengue. Especial atenção deve ser dada às ações relativas ao isolamento dos sorotipos circulantes.
Adicionalmente, em observação ao Regulamento Sanitário Internacional, a SVS/MS tem mantido a OPAS e a OMS informadas de todas as providências que o Governo Brasileiro (Federal, Estadual e Municipal) vem tomando.
A SVS/MS ratifica todas as medidas antecipatórias de contenção que a SES/RR e SMS/BV vem adotando desde ao momento da suspeição do caso índice.

Brasília, 6 de agosto 2010.
Eduardo Hage Carmo
Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica /SVS/MS
Gerson Penna
Secretário de Vigilância em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário