domingo, 8 de agosto de 2010

Prefeitura do Rio realiza campanha de vacinação anti-rábica neste sábado

Meta é vacinar 528 mil cães e 152 mil gatos, um total de 680 mil animais.
Segundo prefeitura, objetivo é manter a raiva sob controle na cidade.


A prefeitura do Rio de Janeiro dá início, neste sábado (7), à campanha de vacinação anti-rábica em todo o município. Todos os donos de cães e gatos devem levar os seus bichos de estimação a um posto de saúde mais próximo de sua residência. Segundo o governo municipal, o objetivo é manter a raiva sob controle na cidade.




De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a doença está controlada há 25 anos na capital. Nesta primeira etapa da campanha "Rio sem raiva", 1.080 postos de vacinação serão instalados nas zonas Sul e na Norte, no Centro e na Zona Portuária. Os postos funcionarão das 8h às 17h.

As etapas seguintes acontecerão nos dias 28 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a meta do município é vacinar 528 mil cães e 152 mil gatos, um total de 680 mil animais.


Orientações


A Secretaria municipal de Saúde orienta que os donos de cães levem os animais com coleira e guia. Os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais agressivos devem estar com focinheira.

Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o telessaúde: 3523-4025.
Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva. Nos humanos, a doença afeta o sistema nervoso central e, de acordo com a Secretaria municipal de Saúde, tem grau de letalidade próximo a 100%.

4 comentários:

  1. SINTO INFORMAR QUE VACINEI A MINHA GATA NESSA CAMPANHA 7/8 E ELA ESTÁ DOENTE A 1 SEMANA E NA SUIPA FORAM ATENDIDOS 11 GATOS DOENTES NASUSPEITA DE INFECÇÃO DEVIDOA VACINA DA PREFEITURA GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO A RESPEITO DESSE EPISÓDIOTRISTE

    ResponderExcluir
  2. Nina, há a necessidade de se enviar mais informações sobre a ocorrência. Esta vacina é de excelente qualidade (as vacinas antirrábicas brasileiras são consideradas como as melhores do mundo) e só são liberadas pelo Ministério da Agricultura para comercialização, após serem testadas. Um dos testes é justamente a inocuidade (para certificar que não transmitirá outra doença). Devemos levar em consideração que a aplicação de um imunógeno implica na reação do organismo contra o "conteúdo" dessa vacina. É a resposta inflamatória que iniciará a reação orGãnica contra o virus vacinal e culminará na produção de anticorpos. Esse processo é acompanhado de reações orgânicas naturais tais como febre e prostração por exemplo. Alguns animais não apresentam nada porém, em outros, a reação é mais forte. É o que chamamos de individualidade de cada um. Cada animal ou pessoa reage diferente à inoculação de uma vacina. Mande mais informações para mim em cbgitti@yahoo.com.br. Eu digo para vc: só vacino meus animais com essa vacina da Prefeitura. O problema pode estar no mecanismo de aplicação da vacina: higienização da pele no local de aplicação e etc. Me escreva.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos deixar de considerar o altíssimo índice de gatos assintomáticos e infectados por retrovívrus, que em situações de estresse, como no caso de campanha vacinal, desencadearão sintomas...

    ResponderExcluir
  4. Grande Dr. Paulo!!!!! Sempre brilhante em suas considerações!!!! Fiquei contente em ver que vc está acompanhando o Blog!!! Abraço a vc e à sua filha!!!

    ResponderExcluir