quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Simpósio Nacional sobre Brucelose e Tuberculose Animal - 08 a 10 de setembro de 2010



O Simpósio Nacional sobre Brucelose e Tuberculose Animal a se realizar no auditório da Escola de Veterinária da UFMG, em Belo Horizonte, MG, Brasil,  no período de 08 a 10 de setembro de 2010 tem como objetivos fazer uma reflexão sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose - PNCEBT do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -  MAPA e trazer subsídios para as atividades do programa. Este evento, em sua primeira edição, ocorre quando as discussões sobre a implantação do PNCEBT e seu lançamento estão próximos de completar 10 anos. 
O momento é oportuno, pois o PNCEBT fez avanços significativos, principalmente em relação ao programa de vacinação contra brucelose e ao conhecimento da situação das duas enfermidades no país. Também, em 2008, o CNPq e o MAPA, através do edital 64/2008, passaram a financiar 11 projetos que pesquisam importantes aspectos relacionados à brucelose e tuberculose. O Simpósio Nacional sobre Brucelose Tuberculose Animal terá como público médicos veterinários, profissionais de saúde, pessoal do sistema de defesa sanitária animal, pesquisadores, estudantes e proprietários rurais que atuem na área da bovinocultura e áreas afins ao estudo da brucelose e tuberculose. 
Os temas selecionados para o evento têm como objetivo atualizar todo o pessoal do sistema de defesa sanitária animal, médicos veterinários e produtores rurais sobre o PNCEBT, assim como enfatizar sua interface com a saúde pública. Temas técnicos específicos a cada uma das doenças serão tratados por autoridades nacionais e internacionais. 
Os resultadosparciais dos projetos sobre brucelose e tuberculose financiados pelo Edital 64 /2008 CNPq / MAPA serão apresentados. Os trabalhos enviados ao Simpósio Nacional sobre Brucelose e Tuberculose Animal serão apresentados sob a forma de poster e os selecionados serão apresentados em sessão oral. O Seminário Nacional sobre Brucelose e Tuberculose Animal abordará os seguintes temas: 
1) Programas de controle e erradicação de brucelose e tuberculose 
i) Situação do PNCEBT, experiências em programas na América Latina e em outras regiões do mundo. 
2) O PNCEBT no contexto das cadeias produtivas de leite e carne. 
i) Expectativas de certificação, mercado interno e externo, participação do setor produtivo. 
3) Novas ferramentas diagnósticas para brucelose. 
i) Teste de polarização fluorescente no PNCEBT
4) Aspectos Zoonóticos. 
i) Brucelose como Zoonose. 
5) Vacinas e programas de vacinação. 
i) Vacinas contra tuberculose bovina, novas vacinas contra brucelose, utilização da RB51. 
6) Apresentação de resultados dos projetos financiados pelo Edital 064 CNPq /MAPA.

Inscrições, Resumos e Informações:
http://projetobrutu.ning.com/page/snbta-1
http://projetobrutu.ning.com/page/seminario-nacional-sobre-1

Enviado por e-mail pelo PANAFTOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário