O prejuízo no campo começa a ser contabilizado pelos produtores de gado devido a Brucelose, doença contagiosa que já atingiu quase 170 animais no estado, segundo a Cidasc.
Neste Blog fazemos: 1- Atualização sobre a ocorrência de doenças de importância em Veterinária e em Saúde Pública em todo o mundo. 2- Troca de informações sobre: Doenças Infecciosas, Zoonoses, Saneamento Ambiental, Defesa Sanitária Animal (Legislação e Programas Sanitários do Ministério da Agricultura) e demais assuntos relacionados à sanidade e Saúde Pública. Este blog se destina a discutir a saúde animal dentro dos seus mais variados aspectos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Para um Estado onde a vacinação contra Brucelose é proibida por considerar-se livre da doença, é uma situação,no mínimo, alarmante.Há de se rever os procedimentos de controle e erradicação adotados até agora.
ResponderExcluirCaro "Anônimo":
ResponderExcluirMuito pelo contrário!!!!! Santa catarina está justamente na fase de erradicação onde se identificam os animais remanescentes positivos e se sacrificam esses animais. Essa fase é precedida pela vacinação incondicional do rebanho (Fêmeas entre 3 e 8 meses de idade) durante pelo menos 10 anos. Dessa maneira será produzida uma população livre da doença. posteriormente se faz a busca e detecção dos animais positivos remanescentes. E é o que está acontecendo agora. Um grande ponto positivo que favorece essa ação é que SC possui fundo de indenização para ressarcir o valor do animal sacrificado ao proprietário.