terça-feira, 28 de setembro de 2010

Transmissão da raiva pode ser evitada com a vacinação dos animais




Transmissão da raiva pode ser evitada com a vacinação dos animais
28/09/10 - 12:09 
No Dia Mundial da Raiva, o IICA alerta sobre a importância de conscientizar a população sobre os impactos da raiva animal e humana

Desde 2007, mais de 100 milhões de pessoas receberam informações sobre a Raiva, e cerca de 3 milhões de animais no mundo inteiro já foram vacinados contra ela. Graças à comemoração do Dia Mundial da Raiva, que este ano é celebrado hoje em todos os países do mundo

O objetivo é de conscientizar a população sobre os impactos da raiva animal e humana, como é fácil preveni-la e como eliminar as principais fontes da doença no mundo. A raiva em humanos é 100% evitável, por meio de tratamento médico adequado e rápido. No entanto, mais de 55 mil pessoas, principalmente na África e Ásia, morrem de raiva todos os anos - um índice de 1 pessoa a cada 10 minutos.

A principal fonte de doença são os cães. A transmissão pode ser evitada com a vacinação dos animais e com campanhas educacionais. A vacinação é eficaz e segura, mas ainda pouco disseminada nos países em desenvolvimento.

Essa incrível resposta à iniciativa foi um grande passo e um grande incentivo. Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) “pelo menos 74 países participam no Dia Mundial da Raiva para planejar uma ampla variedade de eventos incluídos: clínicas de vacinação, conferências e seminários educacionais, cursos de extensão, exibições em museus e jardins zoológicos, desfiles, festivais, bailes, teatros com marionetes, marchas, corridas, e caminhadas com cães”.

Em Brasília, a Secretaria de Saúde prorrogou, por mais uma semana, a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Agora, os interessados podem levar os bichos para imunização durante toda esta semana, das 8h às 17h, nas inspetorias de saúde localizadas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Ao todo são 335 postos.

Faça o download da cartilha de conscientização, desenhada pelo cartunista Maurício de Sousa, clicando aqui 

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário